Dr. Ricardo Luiz Capuano - Animais e a Espiritualidade


Conheci Dr. Ricardo através de um amigo. E na época o convidei para ministrar uma palestra sobre Animais. Ele prontamente aceitou e a palestra foi um sucesso. Desde esse dia acompanho os trabalhos do médico veterinário, palestrante, comunicador e escritor Dr. Ricardo Luiz Capuano. 
Através de suas palestras eu pude conhecer melhor vários tópicos a respeito doa animais. 
E resolvi compartilhar um pouco do meu aprendizado com vocês, pois a minha visão mudou muito, e até algumas dúvidas foram resolvidas. 
Dr. Ricardo iniciou a palestra falando da espiritualidade dos animais, um assunto polêmico pois muitas pessoas não acreditam, mas segundo a ciência e a maioria das religiões, os animais possuem alma, e segundo o Espiritismo, a Umbanda e outras religiões acreditam que a alma evolui e passa por muitas reencarnações. 
Conforme a explicação do Dr. Ricardo a alma faz um estágio durante um tempo como planta, depois como animal e depois se tornando um ser humano, mas não termina por aí, vai evoluindo sempre.
Ele explica que a Espiritualidade e a Medicina Veterinária se relacionam com as escolhas de nossa vida, isto é conforme a nossa crença é o que nos direciona para as nossas decisões.
Se acreditamos em um mundo Espiritual, onde após a morte a alma reencarna, facilita muito a compreensão do nosso mundo e aceitação de certos acontecimentos e circunstancias durante a nossa vida.
A esperança de reencontrarmos familiares ou animais neste ou no outro mundo, é um conforto. 
E compreender que a nossa alma já passou pela fase de animal e os animais em sua evolução passarão para a fase humana, nos dá uma responsabilidade ainda maior dos humanos para seus irmãos menores e tão dependentes: os animais.
Ele falou do atendimento Espiritual para animais na Associação Espirita Jacob e na União Espiritualista AlmaLuz.
Na Associação Espirita Jacob os animais e os humanos recebem o Passe Espírita,  pela intermediação dos médiuns, os assistidos recebem as energias dos mentores e Espíritos protetores dos animais.
Já na União Espiritualista AlmaLuz por ser uma instituição Umbandista, o médium incorpora uma entidade e fazem o atendimento ao assistido. A entidade conversa com os tutores dos animais, orientando sobre os cuidados. 
Muito interessante pois cada Instituição tem sua forma de atender e auxiliar os animais da melhor forma.
Acima de tudo o amor e o respeito pelos animais é a melhor lição que tiramos de tudo isso.
Não importa a religião ou a crença, mas todos nós sabemos e a ciência já provou que os animais são seres que sentem medo, dor, alegria, tristeza, assim como nós os seres humanos.
E termino esta matéria com uma mensagem que Dr. Ricardo Capuano nos deixa para refletirmos: 
"Pare e busque conhecer o que o homem faz com os animais, e pense se você gostaria que fosse feito a mesma coisa com você ou seus familiares. E mais que isso... Se você quer continuar a participar disso."

Serviço
Associação Espirita Jacob - R. Aguapeí, 588 - Tatuapé
União Espiritualista AlmaLuz  -  Rua Serra de Botucatu, 2343 





Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
Contatos: anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial



Comentários