Passo a passo de como ensinar o cachorro a sentar por Cleber Santos


O adestramento é muito importante para estabelecer uma relação de confiança e respeito entre o cachorro e o dono. Adestrar um filhote não é uma missão impossível; inclusive é a fase mais indicada para começar e ainda ajuda a evitar e eliminar comportamentos ruins do dia a dia. Sentar, deitar e dar a patinha são alguns dos comandos básicos e costumam ser os primeiros na lista de aprendizados do cãozinho. E você sabia que é possível ensinar o seu cachorro a sentar sem precisar contratar um adestrador? Separe alguns petiscos, chame o seu bichinho e vamos começar! Ah, e lembre-se: adestramento é treino, repetição e muita paciência!

Passo a passo de como ensinar o cachorro a sentar
1º passo: separe petiscos ou alguns grãos de ração para usar como recompensa.
2º passo: coloque o petisco na mão e deixe ele cheirar. Vá movendo a mão para trás da cabeça do cachorro. A tendência é que ele acompanhe o movimento e sente no chão. Caso ele não faça isso, volte a mão para frente e repita o movimento.
3º passo: caso o cachorro sente com o movimento da sua mão para trás, fale a palavra senta com firmeza e dê o petisco, parabenizando-o. Importante: só fale a palavra senta depois que o cachorro estiver sentado e nunca esqueça do petisco, viu? Um carinho na cabeça com um parabéns também está liberado!
4º passo: faça o exercício com o cachorro por, pelo menos, 10 minutos. Cachorros aprendem por condicionamento, portanto, a repetição é muito importante para que o pet atenda seus comandos.
5º passo: alguns cachorros podem ser mais difíceis de adestrar e não sentar com nenhuma tentativa anterior. Nesses caso, empurre o peito e o bumbum do cão, induzindo que ele sente. Fale a palavra “senta” segurando o bumbum dele por alguns segundos. Assim que conseguir a posição, dê a recompensa.




Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
Contatos: portalpetnews@gmail.com
Instagram: @portalpetnews




Comentários