Fábia Marques, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, explica os cuidados adequados e se é possível evitar a propagação
As doenças transmitidas por animais, conhecidas como zoonoses, têm se tornado uma preocupação crescente entre donos de pets e profissionais de saúde. Transmitidas por meio de mordidas, arranhões, fezes ou contato com secreções de animais infectados, as zoonoses podem afetar tanto os animais de estimação quanto os seres humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 60% das doenças infecciosas humanas são zoonoses. Entre as mais comuns estão a raiva, leishmaniose, toxoplasmose, leptospirose, esporotricose e a febre maculosa. No Brasil, o aumento do número de animais domésticos e a convivência mais estreita entre seres humanos e animais de estimação fazem com que a prevenção se torne uma prioridade.
Fábia Marques, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, explica que os donos de pets devem estar atentos a uma série de cuidados que garantem a saúde tanto dos animais quanto de suas famílias. “A vacinação regular dos animais é um dos passos mais importantes para prevenir algumas doenças como a raiva, por exemplo. Além disso, manter a higiene dos ambientes onde os pets circulam e realizar exames periódicos são medidas essenciais para garantir que os animais estejam saudáveis e não transmitam doenças para os humanos”, orienta o especialista.
Além dos cuidados com os pets, a prevenção envolve medidas simples no dia a dia. Lavar as mãos após o contato com os animais, evitar o contato com fezes e secreções e garantir que os pets utilizem antiparasitários de forma regular são práticas que ajudam a diminuir os riscos de contaminação. “A higiene pessoal e do ambiente doméstico é fundamental para prevenir zoonoses. É preciso estar atento aos sintomas que podem surgir tanto em animais quanto em humanos, como febre, diarreia ou alterações de pele”, alerta Fábia.
Outro ponto importante é a educação sobre a responsabilidade de cuidar do bem-estar dos animais, o que inclui visitas regulares ao veterinário. “Os veterinários desempenham um papel fundamental na prevenção de zoonoses, realizando check-ups de saúde nos pets e fornecendo orientações sobre a alimentação, a higiene e as vacinas necessárias”, finaliza a especialista.
Fonte: Bianca Lodi Rieg














