Com o fenômeno do filme Caramelo da Netflix conheça histórias reais e emocionantes de encontros de tutores e animais que aconteceram no Butantã Shopping
O amor pelos pets e a conscientização sobre a adoção responsável ganham cada vez mais espaço no cinema e em grandes campanhas publicitárias. Inspirado por esse movimento, o Butantã Shopping, localizado na zona oeste de São Paulo e administrado pelo Carrefour Property, que possui forte compromisso com a causa animal, apresenta histórias de tutores que, por meio dos eventos de adoção realizados no empreendimento, encontraram a oportunidade de transformar vidas e ressignificar sua rotina.
Um exemplo dessa relação acontece no fenômeno Caramelo, filme brasileiro que alcançou o top 1 na Netflix Brasil e está figurando entre os três títulos mais assistidos da plataforma no mundo. A história reacende a valorização do vira-lata caramelo, símbolo afetivo e cultural do país. Na trama, o personagem Amendoim, companheiro do chef Pedro, vivido por Rafael Vitti, traduz a conexão genuína entre humanos e animais que inspiram milhões de brasileiros a adotar, acolher e cuidar.
O sucesso da produção também impulsionou novas iniciativas fora das telas. Em parceria com a Netflix, a Chevrolet lançou o Tracker Caramelo, versão exclusiva do SUV compacto criado em homenagem ao cachorro ícone nacional. O modelo, desenvolvido com base em uma paleta formada a partir de mais de 22 mil fotos enviadas por tutores de pets, será leiloado até o fim de outubro, e todo o valor arrecadado será destinado ao Instituto Caramelo, ONG dedicada ao resgate e à adoção responsável. A iniciativa reforça a relevância social desse laço e ecoa o mesmo propósito que o Butantã Shopping vem sustentando em suas ações mensais de adoção.
Só entre 2024 e 2025 o shopping realizou 20 campanhas de adoção em parceria com a Ampara Animal, resultando em mais de 110 animais resgatados que encontraram um novo lar. Desde o início das ações, o empreendimento contribuiu para que dezenas de famílias fossem formadas a partir desses encontros que acontecem mensalmente, reforçando o seu papel como ponto de conexão entre pessoas e pets que aguardam acolhimento.
A pedagoga Iris Formis, tutora do Flocos, resume em uma palavra o sentimento da adoção: amor. “Ele nos trouxe alegria, descontração e descobertas desse novo membro da família, que só veio somar. Adotar é um ato de amor, é dar uma chance ao bichinho que está abandonado. E parece que eles sabem quando adotamos. O amor vem em dobro”, conta emocionada.
Para Andreia Santana, que adotou o cão idoso Boby, o gesto significou acolhimento e inspiração. “O que era bom ficou ainda melhor com a alegria dele. O que mais me surpreendeu foi descobrir que mesmo sendo idoso, ele ainda tem muita energia. Ele é puro amor, parceria e travessuras. Bobynho é o meu bom dia de todas as manhãs, é o rabo abanando de felicidade em nos ver. Espero que a história dele inspire outras pessoas a abrirem suas portas para animais que esperam ansiosos por um lar, especialmente os mais velhos.”
Segundo dados do Censo Pet Brasil 2024, 54% dos tutores brasileiros possuem ao menos um animal adotado. Em 2024, mais de 650 mil cães e gatos encontraram um lar no país, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. No Brasil, o número de animais de estimação já ultrapassa 168 milhões, reforçando a importância de iniciativas que unem famílias a pets em busca de acolhimento.
Histórias como a da médica veterinária Maria Luiza e Ravena também mostram como a adoção pode se tornar um processo de cura. Após vivenciar perdas dolorosas de outros cães resgatados, ela e a família encontraram em Ravena a força para seguir em frente. “De certa forma, ela conseguiu fazer com que passássemos por dois lutos de forma mais tranquila e com o peito preenchido. Ela nos trouxe muita coisa boa com o seu jeito inteiro de filhote e foi um acolhimento mútuo. A melhor palavra seria gratidão”, afirma.
Thainá Rodrigues define a chegada de Kim como renovação e cura. O encontro com o caramelo em um evento de adoção no shopping foi imediato. “Eu olhei para ele e ele para mim, foi uma emoção surreal. O Kim é o amor da minha vida, ele me salvou. Adotar é um ato de amor, é dar a oportunidade deles serem amados e de receber o olhar de gratidão que só quem adota conhece.”
Já Tatiane Brambila, Analista de Marketing do Butantã Shopping e tutora da Flor, conta como a adoção mudou sua vida. “Eu recebo as fotos dos animais da Ampara para divulgar no shopping e, quando vi a Flor, foi amor à primeira vista. Eu soube na hora que ela tinha que ser minha. Desde o primeiro dia em casa, ela se mostrou carinhosa, brincalhona, bagunceira e super esperta, conquistando a todos com sua energia. É lindo ver a conexão especial que ela tem com o Hórus, meu outro cachorro, e perceber como eles se divertem juntos. Adotar foi uma escolha de coração, e hoje não consigo imaginar a vida sem ela. É incrível sentir a gratidão no olhar dela e perceber que encontramos uma à outra no momento certo.”
As campanhas realizadas no shopping não se limitam a oferecer um lar para animais em situação de abandono, mas também contribuem para conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável. Cada ação representa não apenas a chance de recomeço para os pets, mas também a oportunidade de fortalecer laços afetivos e promover o bem-estar coletivo. “Estamos falando de uma vida resgatada e um lar preenchido de amor. O shopping se orgulha em ser parte desse movimento que celebra a vida e valoriza o afeto entre pessoas e animais”, destaca Franklin Pedroso, coordenador de marketing do Butantã Shopping.
Sobre o Butantã Shopping
O Butantã Shopping é o primeiro shopping do Grupo Carrefour, administrado e comercializado pela unidade de negócios Carrefour Property. Inaugurado em 3 de maio de 1994, o empreendimento tem como âncora principal o Hipermercado Carrefour, além de Daiso, Lojas Americanas, Praia Hall, Preçolândia, Renner e Smart Fit Academia. O shopping leva o nome do bairro em que está localizado, a oeste da cidade de São Paulo, próximo aos bairros do Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Andrade, Campo Limpo, Jardim Guedala, Vila Sônia e Jardim Previdência, bem como dos municípios de Osasco, Taboão da Serra e Cotia. O Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia, composto por 310 imóveis próprios que somam mais de 14 milhões de m2.
Sobre o Carrefour Property:
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 18 milhões de m² de área de terreno e mais de 430 imóveis próprios. Atualmente, o Carrefour Property administra mais de 250 galerias comerciais em 20 estados e mais de 130 municípios, que contam com mais de 3.200 lojistas, além de três shopping centers — incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo. Juntas, essas operações somam mais de 377 mil m² de área bruta locável (ABL).
Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.
Instagram: @carrefourproperty_br
Facebook: Carrefour Property – Brasil
Site: Carrefour Property
Podcast: Spotify
LinkedIn: Carrefour Property Brasil
TikTok: @carrefour_property
Youtube: @CarrefourPropertyBrasil
Fonte: Máxima Assessoria














