Créditos: Divulgação

Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC) está presente em oito cidades, reúne mais de 200 voluntários, soma quase 700 ações e já contabiliza 30 mil atendimentos, 40 mil vacinas aplicadas e 5.500 castrações gratuitas.

O que começou como um registro fotográfico nas ruas de São Paulo, em 2015, tornou-se uma operação estruturada que hoje figura entre as maiores iniciativas independentes do país voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e seus animais. A ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC), fundada pelo fotógrafo Eduardo Leporo, completa uma década com resultados que mostram sua relevância para o controle de natalidade de pets, assistência social e bem-estar humano e animal.

Hoje, o projeto é uma rede sólida de apoio, presente em oito cidades brasileiras, com mais de 200 voluntários ativos que já realizaram quase 700 ações solidárias no país. Em números, a ONG registra mais de 30 mil atendimentos, 40 mil doses de vacinas aplicadas em cães e gatos e 5.500 castrações gratuitas, realizadas em parceria com hospitais veterinários e grandes empresas, números que a colocam entre as maiores iniciativas independentes voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e os seus pets.

Somente na capital paulista, a ONG realizou 127 ações em pontos estratégicos, como Praça da República e Marechal Deodoro. Nessas operações, os tutores recebem itens essenciais como kits de higiene e alimentação, enquanto os animais têm acesso a atendimento veterinário, banho, vacinação, vermifugação, antipulgas, castração e um kit completo de cuidados com caminhas, roupinhas, guias, coleiras, brinquedos e ração.

A estrutura inclui o Pet Móvel, unidade itinerante desenvolvida para facilitar triagem e serviços básicos diretamente nas ruas, ampliando a capacidade de atendimento da equipe.

Governança, sustentabilidade financeira e próximos passos

A operação da MRSC é mantida por doações individuais, complementadas por parcerias estratégicas com empresas e iniciativas de impacto, como Petz (Programa Adotepetz), Mol Impacto, Arredondar e a unidade de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim, que contribui com apoio financeiro e insumos veterinários. Esse modelo híbrido de financiamento garante a continuidade das ações e permite previsibilidade operacional.

Para os próximos anos, a ONG projeta a expansão para novas cidades, dobrar o quadro de voluntários e implementar novos meios de acolhimento, como a unidade móvel de atendimento veterinário. A organização também planeja captar novos aportes em 2026 para o lançamento de seu segundo fotolivro, alinhado à estratégia de fortalecimento institucional e geração de receita complementar.

Saiba mais sobre MRSC: A ONG MRSC (Moradores de Ruas e Seus Cães), fundada pelo fotógrafo paulistano Eduardo Leporo, surge da sensibilidade de observar as histórias por trás dos cães encontrados nas ruas. Documentando essas narrativas em seu livro “Moradores de Rua e Seus Cães”, Leporo transformou seu projeto fotográfico em um gesto de solidariedade. Desde 2015, a MRSC proporciona assistência abrangente a animais de estimação de pessoas em situação de rua em 07 estados brasileiros, e já beneficiaram mais de 100 mil indivíduos, somente na capital de São Paulo. Com o lema “Nem só de ração vive o cão. E nem o gato”, a ONG oferece alimentação, cuidados veterinários, esterilização e mais, financiados por doações e parcerias com grandes marcas. Para saber mais, acesse: Link

Fonte: Publika. aí Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui