Créditos: Divulgação

Iniciativa transforma devoluções de e-commerce em doações para a causa animal e reforça o posicionamento da marca, focada em durabilidade e consumo consciente

A Líder da Matilha, marca brasileira especializada em acessórios que fortalecem os laços de cuidado entre tutores e seus pets, anunciou a implementação de um programa de economia circular para dar uma nova vida a produtos que retornam à empresa por questões logísticas ou ajustes no pedido. Em vez de serem descartados, os itens são recondicionados e doados a ONGs e protetores, em uma iniciativa que une responsabilidade ambiental e social.

Do desafio da logística reversa a uma nova chance para os animais

O programa transforma o que seria um desafio logístico – o gerenciamento de produtos retornados – em uma solução de impacto positivo. Os itens que voltam para a empresa passam por um rigoroso processo de limpeza, verificação e reembalagem, sendo totalmente preparados para um novo uso.

Após serem recondicionados, os produtos são destinados a organizações não governamentais, protetores independentes e tutores em situação de vulnerabilidade. A doação de um bem de alta durabilidade, como uma capa protetora para carro ou uma cama resistente, representa um benefício de longo prazo para uma ONG, liberando recursos que seriam gastos na reposição constante de itens de menor qualidade.

Uma filosofia de negócio focada na durabilidade

Enquanto muitas empresas simplesmente descartam produtos devolvidos — mesmo quando perfeitamente utilizáveis — a Líder da Matilha escolheu agir com consciência e responsabilidade. A iniciativa é a manifestação prática de um posicionamento mais amplo da marca, que se baseia no investimento em design inteligente e materiais resistentes, com foco na longevidade e na qualidade real do produto.

Essa aposta na durabilidade é comprovada pela campanha “Histórias que Duram”. A ação partiu de uma pesquisa com centenas de tutores e trouxe à tona relatos reais sobre a longevidade dos produtos, com muitos clientes destacando o uso contínuo das capas pet, principal produto da marca, por quase uma década. Na prática, os depoimentos atestam que a durabilidade do produto se traduz em uma vantagem dupla, unindo a economia para o cliente à responsabilidade ambiental.

Ressignificando o conceito de liderança no mercado pet

Além do impacto socioambiental, a iniciativa faz parte de uma estratégia da Líder da Matilha para ressignificar o que é ser um ‘Líder da Matilha’. A busca é pela troca da antiga associação por um novo significado, o de liderar pelo exemplo em direção a um futuro mais consciente, sustentável e responsável para o setor.

Esta estratégia de ressignificação é sustentada por uma operação de e-commerce sofisticada e em pleno crescimento. Parcerias com empresas de tecnologia como a liveSEO, que resultaram em um crescimento de 670% no número de usuários, e a Datafrete, para otimização da logística, demonstram a maturidade da empresa para executar projetos inovadores como o programa de doações.

O que era um problema de logística virou uma solução de cuidado com quem mais precisa. Ao transformar um passivo operacional em um ativo de impacto social e reforçar sua marca com uma narrativa de durabilidade e responsabilidade, a Líder da Matilha demonstra um modelo de negócio inovador, alinhado às novas demandas de um consumidor cada vez mais consciente.

Fonte: Victor Raimundi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui