O vereador Toninho Vespoli visitou a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP).

Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ)é o órgão responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos, através do controle de doenças em cães e gatos com as vacinações permanentes.
Possui em sua estrutura dois laboratórios, o Laboratório de Zoonoses e Laboratório da Fauna Sinantrópica, que realiza diagnóstico de zoonoses e de doenças transmitidas por vetores em humanos e animais como, Dengue, Raiva, Leptospirose, Leishmaniose, Febre Maculosa, entre outras e o Laboratório da Fauna Sinantrópica, responsável pela identificação de animais sinantrópicos coletados no meio urbano.
O controle de animais domésticos envolve uma série de ações, visando harmonizar a relação entre a população humana, os animais domésticos e o meio ambiente, com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência de agravos à saúde humana e animal.

A adoção é um dos pilares de atuação da COSAP (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico) e, sem dúvida, uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. O alojamento municipal não é um lar definitivo. Os animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.
Adotar é proporcionar uma chance de recomeço ao animal escolhido. É trazer luz a uma vida que se apaga a cada dia.
Além disto, há filas de espera na DVZ para remoção de animais em vias públicas ou remoção por determinação judicial (casos de acumuladores, maus tratos, etc.); e novas entradas só são possíveis à medida que os animais alojados sejam adotados.
Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Toninho Vespoli fez questão de conhecer e ver pessoalmente o trabalho destes importantes orgãos. Toninho enfatiza que aluta em prol dos animais é a união e a boa vontade de todos aqueles que trabalham direta e indiretamente por aqueles que não podem se defender.

Vale lembrar que o Vereador é autor da Lei 17.580 que cria um banco de ração na cidade de São Paulo, com o objetivo de captar doações de rações e promover sua distribuição. A ração poderá ser doada por empresas, órgãos públicos e sociedade civil e será recebida, armazenada e distribuída pela Prefeitura, dando preferência aos protetores de animais independentes ou às famílias em estado de vulnerabilidade alimentar e nutricional que possuem animais.
Garantir ração aos animais que se encontram em vulnerabilidade é uma questão de saúde pública. O governo precisa assegurar o mínimo necessário de medidas protetivas, principalmente em relação à castração, vacinação, e nesse momento, alimentação.

Parabéns ao vereador, um verdadeiro guerreiro pela causa animal.

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
contato@portalpetnews.com.br
Instagram: @portalpetnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui