Créditos: Divulgação

Sistema colaborativo prevê o uso de câmeras de segurança para ajudar tutores a encontrar animais de estimação perdidos

Créditos: Divulgação

Santo André possui hoje mais de 300 câmeras de segurança espalhadas por todas as regiões da cidade e a vereadora Dra. Ana Veterinária (União Brasil) viu nessa estrutura a viabilidade para criar o programa BBB Pet. A parlamentar protocolou na Sessão de hoje (01/09) projeto de lei que autoriza o município a implantar um sistema colaborativo que prevê a utilização de câmeras de segurança para ajudar tutores a encontrar seus animais de estimação perdidos.

Para viabilizar o projeto, o Executivo fica autorizado a colocar placas informativas com QR-Code nas localidades onde estão instaladas as câmeras de segurança. Qualquer pessoa que perca ou localize um animal perdido pode se dirigir ao totem, escanear o QR-Code que leva direto para o site da prefeitura.

Na página oficial basta cadastrar o nome do tutor e do pet, fotos e descrição de onde o animal foi visto pela última vez. Quem localizar um animal perdido pode fazer o mesmo caminho inserindo a localização e os dados para contato. Com as informações no sistema, servidores municipais do COI, que já monitoram corriqueiramente as imagens das câmeras de segurança, podem auxiliar nas buscas.

“Todos os dias recebo via celular, em minhas redes sociais ou presencialmente no gabinete, pedidos de ajuda para encontrar animais de estimação perdidos. Se dermos uma olhada nas redes sociais de pessoas físicas, páginas de ONGs ou instituições ligadas à proteção animal, o problema se revela enorme”, diz Ana Veterinária.

A parlamentar argumentou que o BBB Pet, lei inédita no país, é de simples implementaçãoem Santo André, visto que a estrutura e o recurso pessoal já são disponibilizados. “A dor e o trauma do tutor e sua família ao se deparar com a fuga do animal de estimação, seja por qual motivo for, é enorme e muitos são os casos de crianças e idosos que adoecem devido à perda”, explica a vereadora. “Por outro lado, o munícipe terá uma ferramenta importante na luta pelo bem-estar dos pets, visto que animais nas ruas podem ser causadores de zoonoses, uma questão de saúde pública”, acrescenta.

Abandono e maus-tratos

O BBB Pet pode, também, ser um parceiro na luta contra abandono e maus-tratos de animais, pois as câmeras de segurança podem flagrar essas situações que são crimes de acordo com a legislação vigente. Lei federal aponta como crimes ambientais, o abuso, os maus-tratos ou a mutilação em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. Pegos e julgados, os infratores podem ser condenados a pena de detenção de até cinco anos.

Fonte: Gabinete 05 – Vereadora Dra. Ana Veterinária

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
contato@portalpetnews.com.br
Instagram: @portalpetnews_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui