Como sempre, quando um ano novo se inicia, as esperanças se renovam, temos planos e trabalho para realizar, pois as experiências do ano velho nos trazem sabedoria para trilharmos os novos caminhos.
Mas como todos sabem, foi um ano muito diferente, aliás está sendo um ano de surpresas, incertezas, vírus, pandemia mundial e o isolamento social.
Com o confinamento em casa, o Mercado em geral, ficou turbulento, tendo, em alguns setores uma queda brusca no volume de vendas. Indústrias pararam suas produções, e apenas os estabelecimentos que comercializavam gêneros de primeira necessidade continuavam em plena atividade. Contudo, o Mercado Pet se mostrou muito sólido e teve um aumento considerável em suas vendas.  E-commerce, delivery fortalecidos resultaram enfim num resultado favorável , gerando inúmeros empregos neste setor.
Houve um crescimento no volume de Startups deste setor, que, sendo que impulsionadas pela necessidade do marketing digital,  lançaram vários APPs que se tornaram  grandes aliados dos tutores, na hora dos cuidados, compras, transportes, banhos, consultas, e até na confecção de diários dos seus pets…
Entretanto, no desconhecimento e na incerteza inicial gerada pelos altos índices de contaminação, algumas feiras de adoção foram canceladas. Porém, aos poucos, as Ongs foram mais procuradas e as adoções foram aumentando, pois a solidão fez com que pessoas resolvessem assumir um animalzinho para servir de companhia durante a quarentena. E o que se observou foi um movimento crescente na procura por cães e gatos durante este período tão turbulento. Infelizmente muitos adotaram por impulso e se “esqueceram” que este ato requer alguns cuidados, responsabilidade e adaptação. Vale lembrar que no início da quarentena muitos animais foram abandonados por ignorância pois ouviram falar que os pets transmitiam o covid-19… sem comentários.
O que se pode observar, como um mera e fria expectadora, é que as pessoas ficaram de certa forma egocêntricas e um pouco egoístas. Mas é totalmente compreensível, pois o instinto de sobrevivência, faz com que nosso bem estar seja colocado em primeiro lugar. Os pets…. bem, estes, como já dissemos,  muita vezes adotados no ímpeto de refrear a solidão do confinamento social, foram, em diversas oportunidades, colocados em segundo plano. Os resgates e adoções solidárias se tornaram muito importantes nestes tempos, pois, indo na contramão do descaso e do abandono, alguns anjos em forma de gente, fizeram o papel insubstituível do socorro, da ajuda, do amparo e da superação.
Não posso deixar de citar alguns desses anjos como: Deputado Bruno Lima, Deputado Fred Costa, Luisa Mell, Delegado Matheus Laiola, Alessandro Desco, Vereador Felipe Becari, Esdras Andrade, Deputado Ricardo Izar, Julinho Casares, Marcelinho Protetor, Andre Sanseverino. Rosana Mercadante e tantos outros protetores independentes que se desdobram intensamente em prol do bem estar animal.
Diante de tantos crimes bárbaros que antes não eram punidos, houve uma mobilização pública no sentido de reparar atos absurdos como o caso do pitbull chamado Sansão que foi mutilado por criminosos, que amputaram suas duas patas traseiras, incitando a grande população brasileira a clamar por justiça e suplicar pela criminalização de maus tratos contra animais.
Liderada pelo Deputado Federal Frederico Borges da Costa mais conhecido como Fred Costa, a PL 1095/2019 Lei Sansão (homenagem ao herói de 4 patas) foi encaminhada, analisada e sancionada  pelo nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro.
Por hora esta foi uma pequena retrospectiva do ano de 2020 para o mundo pet aqui no Brasil.
Esperamos que 2021 seja uma ano de mais resgates, justiça, conscientização pela causa animal.
Precisamos nos unir cada vez mais, para que eles não sofram tanto com a ignorância, crueldade de certos seres desumanos que descontam neles suas frustrações, tratando-os com insignificância, só porque não podem pedir socorro, não podem se defender e porque são puros de alma e coração.
Se depender de mim e do Portal Pet News, estaremos sempre divulgando toda ação, eventos, parcerias, enfim tudo que for possível fazer em prol destes anjos que nos ensinam tanto sobre o amor verdadeiro.
Feliz 2021, porque juntos somos mais fortes.
Delegado Matheus Laiola
Deputado Fred Costa

 

Deputado Bruno Lima

 

Vereador Felipe Becari

 

Alessandro Desco
Julinho Casares

 

 

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
Contatos: portalpetnews@gmail.com
Instagram: @portalpetnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui