Seu pet também precisa de cuidados

Foto divulgação

Novembro azul é o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata. Assim como os humanos, os animais de estimação (cães e gatos) mesmo estando castrados, podem desenvolver a doença. A incidência de câncer de próstata em cães idosos entre 8 e 12 anos e porte grande é maior.

Portanto a prevenção é o maior aliado, consultas ao veterinário periodicamente, e caso for diagnosticado o câncer de próstata no início, o tratamento se torna mais fácil.
Observe se seu cão tem dificuldade para urinar com presença de sangue e defecar pois são sintomas de que algo está errado. Com a próstata aumentada, dolorida e dificuldade para defecar, podem causar complicações como o aparecimento de hérnia perineal.

O diagnóstico será realizado através de toque retal e a confirmação pelo exame de ultrassom abdominal e citologia guiada por ultrassom.

Foto divulgação

O tratamento para casos benignos é feita a castração, e em casos mais graves (malignos), a próstata é retirada, e também a cirurgia de castração é feita.
Se houver metastase (aparecimento de novos tumores) a associação de quimioterápicos com fármacos anti-inflamatórios está entre as práticas inovadoras que têm apresentado bons resultados na Oncologia Veterinária.

Mostre seu apoio,  em parceria com a Ourpet baixe o App, faça o seu perfil e peça a sua foto para divulgar em sua redes sociais, pois temos que tocar nesse assunto.

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
contato@portalpetnews.com.br
Instagram: @portalpetnews_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui