Em plena pandemia muitos brasileiros por se sentirem sozinhos, adotaram um pet para fazer companhia. De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021 Comac (Comissão de Animais de Companhia) houve um aumento considerável de pets nos lares dos brasileiros, cerca de 30%.
A família multespécie cresceu,  e hoje cães e gatos são mais que animais de estimação, são considerados membros da família. Os tutores ou “pais de pets” gostam que os seus filhos de 4 patas participem também de suas atividades, sejam elas em família ou sociais.

São inúmeros os lugares onde seus pets são bem-vindos – petfriendly – tais como bares, restaurantes, parques, hotéis enfim, espaços criados para que o seu pet seja atendido da melhor forma.
E as praias? Para quem não sabe o Brasil tem várias praias que são liberadas por lei, para os cães. Rio de Janeiro (todas as praias), Natal – RN (todas as praias) e praias do Parnamirim.
Existe um Projeto de Lei 29/2019 que foi Aprovado (16 votos a favor e 1 contra), para que a cidade de Santos seja a primeira do Estado de São Paulo a permitir que cães frequentem as praias.

Foto divulgação (instagram)

Há mais de um ano, munícipes do Rio de Janeiro iniciaram, pelas redes sociais, um movimento nacional chamado “Vai Ter Cachorro na Praia Sim”. O movimento cresceu e ganhou visibilidade em todo o país. De olho na evolução do tema, em março/2019, um grupo de tutores de cães interessados em buscar um espaço petfriendly nas areias de Santos (advogados, empresários, funcionários públicos e estudantes) se reuniram e criaram o Movimento “Vai Ter Cachorro Na Praia Santos”.

Para isso os tutores terão que obedecer algumas regras básicas para que seu cão usufrua também das praias:
segundo o PLC 0029/2019, será permitida a livre circulação de cães em uma faixa de areia e do mar que será determinada pelo Executivo, que também deverá regulamentar a forma de fiscalização e se haverá delimitação física (cerca).
Para o acesso livre, os cães precisam estar identificados com nome e telefone de seus tutores em coleira ou plaqueta própria, independente do uso de guias.
Só poderão acessar essa área cães acompanhados por um tutor maior de idade e portando carteira de vacinação, com atestado de vermifugação emitido por veterinário registrado no CRMV.

Foto divulgação (instagram)

O Portal Pet News apoia o movimento #vaitercachorronapraiaemsantos. Mas lembre-se que com responsabilidade e respeito há espaço para que pets e humanos convivam em perfeita harmonia.

 

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
contato@portalpetnews.com.br
Instagram: @portalpetnews_

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui