O potencial do mercado pet nacional, terceiro maior do planeta, ganha ainda mais notoriedade quando o assunto é a contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB). O Brasil é líder nesse quesito entre os dez países com maior faturamento no setor.
A representatividade do segmento chega a 0,386%, segundo análise da Vetnil com base em indicadores do Banco Mundial e da Euromonitor. O percentual era de 0,36% há dois anos, mas suficiente para posicionar as empresas pets imediatamente à frente dos mercados de utilidades domésticas e automação industrial.
Duas nações da América Norte ocupam o segundo e terceiro lugares – Estados Unidos e Canadá, com 0,258% e 0,228%, respectivamente. A Ásia está na lanterna com Japão e China.
Mercado pet ganha impulso com volume de PDVs
Vale ponderar que o Brasil tem o menor PIB geral entre os países acima. Mas o mercado pet tem a seu favor a capilaridade e o volume de estabelecimentos. Nos últimos 12 meses até junho, o setor contabilizou 18,3 mil novos CNPJs habilitados para o comércio varejista de animais, medicamentos veterinários, rações e artigos de higiene, além de serviços de embelezamento e hospedagem.
“E são os microempreendedores individuais os que mais movimentam a economia setorial, liderando 15 mil desses novos negócios”, pontua Roberto Claret, analista de negócios e clientes do Sebrae. Hoje, existem pouco mais de 65 mil PDVs ligados a essas atividades, que correspondem a 78% do total de companhias atuantes no mercado pet.
Os pequenos e médios pet shops, inclusive, totalizam 49% da receita do setor, contra 9% das grandes redes. Clínicas e hospitais veterinários detêm 18%.
Peso dos pequenos e médios shops ainda é elevado
A análise por categoria de produto ou serviço revela mais um potencial de evolução do mercado pet. O pet food responde por 55% do faturamento, bem acima do pet vet/atendimentos veterinários (19%) e da venda de animais (11%).
“Essa concentração do setor de nutrição animal mostra como outras áreas ainda precisam ser mais bem exploradas, num mercado que apresenta crescimento real acima da inflação há três anos consecutivos”, argumenta Cristiano de Sá, diretor de marketing da fabricante Vetnil.
Fonte: Panorama PetVet
Leandro Luize