Créditos: Veros

“Costumo dizer que ela é meu milagre diário”, diz a tutora da Apple, a cachorrinha da raça Pastor de Shetland, da fisioterapeuta Nathália. Há 11 anos a história de amor entre elas começava e como sempre deve ser, esse elo existe na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

Não é de hoje que os animais de estimação deixaram de ser apenas um pet, para se tornar membro da família. Pesquisas mundo afora revelam que a presença de animais na vida das pessoas, em casa e até no ambiente de trabalho traz efeitos positivos não apenas para seus tutores, mas para todos que convivem com os bichinhos.

Hoje os tutores já entenderam que ter um pet vai muito além de um cantinho da casa e que boa alimentação, cuidados com saúde física e mental tem que fazer parte da rotina desses animais. Dados da pesquisa da Radar Pet 2023, realizada pela Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidan), mostrou que a alimentação é o principal gasto dos tutores com animais no ano passado, em segundo lugar ficou os cuidados com a saúde, e em terceiro com a higiene.

E são justamente estes cuidados com a saúde do animal de estimação que fez com que Nathália, procurasse o Veros Hospital Veterinário para trazer a Apple – o cachorro de estimação da família precisou passar uma ressonância magnética, após alguns sintomas neurológicos, como convulsões, para descobrir um tumor intracraniano. É por meio da ressonância magnética, com exames de alta complexidade que é possível ter um diagnóstico mais preciso e até mesmo começar o tratamento de forma precoce.

“Era fevereiro do ano passado, prestes a fazer 11 anos, que descobrimos o tumor da Apple, foi preciso uma ressonância magnética para confirmar o diagnóstico – lembro que na época tínhamos duas opções: deixá-la partir em poucos dias ou partir para a cirurgia. Optamos pela craniotomia, que também foi realizada no Veros.

Ao todo foram 10 dias de internação, três dias na UTI (onde ela sobreviveu a uma parada cardíaca enquanto estava intubada), mais cinco dias na internação e mais dois na internação com acompanhante do hospital”, desabafa a fisioterapeuta

Nesse período, Nathália conta que quase perdeu a Apple por algumas vezes, a cachorrinha voltou da cirurgia tetraparética e só conseguiu dar os primeiros passinhos depois de três dias do procedimento. Foram vários dias em oxigenioterapia, diversas sessões de fisioterapia motora e respiratória, acupuntura e cada vez que desacreditavam a Apple mostrava uma força indescritível.

“Como sou fisioterapeuta montei uma estação de fisioterapia aqui em casa, fazíamos os exercícios duas vezes ao dia com às orientações dos médicos do Veros, um trabalho 100% multidisciplinar, hoje ela está sem sequelas – corre, brinca e salta alegremente. ‘Costumo dizer que ela é meu milagre diário’! E que me ensina a cada dia, sou eternamente grata por cada profissional que cuidou e ainda cuida dela no hospital”, finaliza Nathália.

Equipamento e tratamento

O Veros Hospital Veterinário possui um dos mais completos e tecnológicos centros de diagnóstico por imagem do Brasil, sendo o pioneiro ao oferecer ressonância de alto campo e tomografia computadorizada de 16 canais no mesmo local, além de, raio-X fixo e móvel, arco-cirúrgico, ecocardiograma e ultrassom.

Considerada como a melhor ressonância magnética, o equipamento de alto campo com 1.5 tesla, reproduz imagens de alta qualidade, sem a necessidade de software adicional. Com exames de alta definição e laudos em até 1 dia útil, a equipe do VEROS é capaz de

oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos otimizando o início e a assertividade do tratamento.

“Por meio deste exame é possível detectar uma série de doenças em diversas especialidades, sejam elas em gastroenterologia, neurologia, oncologia e ortopedia – todo o processo facilitará aos médicos-veterinários um resultado mais assertivo, visto que nosso equipamento proporciona uma nitidez maior na análise das imagens”, enfatiza a médica-veterinária Sílvia Corrêa, diretora do hospital e responsável pelo local.

Com a tecnologia a nosso favor, a médica responsável pelo espaço conta ainda que todos os exames têm preparos diferentes, no caso da ressonância magnética, todo o processo deve ser realizado com os animais anestesiados para garantir a precisão e o conforto dos pacientes e antes de passar pela anestesia alguns exames e avaliações são necessárias, para tornar o procedimento ainda mais seguro.

O exame de ressonância magnética tem um tempo variado entre 30 minutos a 1 hora e meia a depender do caso e da complexidade, diferente da tomografia, outro exames que o paciente precisa ser anestesiado, que leva em torno de 5 a 10 minutos. A profissional ainda esclarece que “apesar do tempo dos exames serem curtos, o processo da anestesia e da recuperação pode aumentar um pouco o tempo de permanência desse paciente que vai estar aos cuidados do anestesista”, complementa.

Localizado no bairro Jardim Paulista, o espaço onde fica o equipamento é todo preparado para não estressar ainda mais os pets, contando com um ambiente acolhedor onde cães e gatos podem ficar separados. “Por meio deste espaço, criamos uma relação ainda maior com nossos pacientes e com seus tutores”, finaliza Sílvia.

Sobre o Veros

O Veros Hospital Veterinário é o maior complexo hospitalar de saúde animal do país. Com um investimento de R$ 50 milhões, a unidade tem capacidade de realizar cerca de 2 mil consultas e 700 cirurgias por mês, além de manter pacientes graves sob ventilação mecânica. O centro de diagnóstico por imagem é o mais completo do país, com as últimas versões de equipamentos de RX, eco e ultrassonografia, aparelho de tomografia de 16 canais e arco cirúrgico e além disso é o único hospital que conta com uma ressonância magnética de 1,5 Tesla.

Serviço:
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista – São Paulo, SP.

Fonte: Imagem Corporativa
Daniel de Oliveira
daniel܂oliveira@iccom܂com܂br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui