Brown Australian Shepherd with Easter bunny ears on pink looks up and licks nose. Dog wears red bow tie. Greeting card with copy space. Concept of pet celebrating Catholic Easter in hare costume.

Médica veterinária reforça os perigos do chocolate e lista dicas para aproveitar a data na companhia de cães e gatos

Páscoa é sinônimo de chocolate! Mas, você sabia que o item amado pelos humanos é extremamente prejudicial para os pets? A responsável pela ameaça é a teobromina, substância presente em quantidades significativas no cacau, que é o ingrediente base para produção dos mais diversos tipos de chocolate.

“Enquanto os humanos podem metabolizar a teobromina com facilidade, cães e gatos que têm um sistema metabólico único, não possuem as enzimas necessárias para metabolizar essa substância tão rapidamente, isso gera um quadro de intoxicação nos pets”, explica a médica veterinária, gerente de produtos da Avert Saúde Animal, Tais Motta.

Quando ingerido pelos animais, o chocolate pode causar uma série de problemas, desde vômitos e diarreia, até complicações mais graves, como tremores, convulsões, problemas cardíacos e até mesmo a morte. A gravidade dos sintomas depende da quantidade consumida, do tipo de chocolate (chocolate amargo contém mais teobromina do que o chocolate ao leite, por exemplo) e do tamanho e peso do animal. “Desta forma, é fundamental que os tutores se atentem para manter todos os chocolates ou produtos que contenham a iguaria fora do alcance dos pets para garantir a segurança deles durante a celebração”, afirma a profissional.

Mas, mesmo sem o item culinário existem outras maneiras de comemorar ao lado dos pets. Uma opção é oferecer petiscos específicos para animais de estimação. Snacks produzidos com ingredientes naturais, sem corantes e com conservantes naturais, são ideais para serem oferecidos como recompensa durante a Páscoa.

Outra alternativa é presentear os pets com coelhinhos de pelúcia para que possam brincar e entrar no clima das festividades. É possível ainda criar uma “caça aos ovos” com petiscos escondidos pela casa. “Essa opção de enriquecimento ambiental permite que o tutor brinque na companhia do pet criando memórias divertidas”, afirma Taís.

Os tutores também podem reservar um tempo especial para o pet durante a Páscoa. Vale uma sessão de carinho, escovação, passeio ou até mesmo uma massagem.

Agora se a ideia é aproveitar o feriado para viajar com o companheiro de quatro patas, é importante tomar alguns cuidados para garantir o bem-estar do animal durante o passeio. “Alguns cães são mais sensíveis aos movimentos do carro e podem ficar enjoados ou até vomitar. Para evitar esse desconforto, o tutor deve reduzir a quantidade de alimentos fornecidos ao pet no dia da viagem, oferecendo refeições leves até cerca de 2 horas antes de pegar a estrada. Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de medicações para prevenir o enjoo, mas sempre seguindo as recomendações do médico veterinário responsável”, detalha Tais.

Em viagens longas, com mais de 2 horas de duração, é necessário programar algumas paradas durante o trajeto para que o animal possa sair do veículo, esticar as patinhas, fazer as necessidades e se movimentar. Essa pausa em um ambiente novo pode ajudar a aliviar o enjoo por um tempo. É preciso também oferecer água para o cão, garantindo que ele permaneça hidratado durante toda a viagem.

Com atividades planejadas e tomando cuidado com os riscos do chocolate, tutores e pets podem desfrutar de uma Páscoa cheia de diversão, aventura e momentos especiais juntos!

Sobre a Avert Saúde Animal

Avert Saúde Animal é uma divisão da inovadora farmacêutica Biolab e atua no mercado veterinário desde 2013 com o compromisso de colaborar com o acesso às melhores práticas farmacêuticas, para o desenvolvimento contínuo da medicina veterinária brasileira. Possui em sua linha: medicamentos, nutracêuticos e dermocosméticos para cães e gatos e o investimento em tecnologias de produção e busca pela inovação para a saúde e bem-estar animal é constante. Acesse: www.avertsaudeanimal.com.br

Fonte: Assis comunicações
Gisele Assis
gisele@assiscomunicacoes.com.br

Créditos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui