AIDS e Leucemia Felina, os nomes assustam e infelizmente essa doenças não tem cura, mas entenda como é possivel que os gatos portadores destas doenças, possam ter qualidade de vida.

Foto Pinterest

FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina)
Essa doença é causada pelo vírus da imunodeficiência felina, o qual compromete o sistema imunológico do gato, tornando-se vulnerável a doenças. Até mesmo uma gripe pode ser complicado.
Como é a transmissão do vírua? Pode ser transmitido de um gato para outro durante o parto, na amamentação, em brigas, no acasalamento e pelo contato com sangue e urina.
Os sintomas da aids em felinos podem ser diferenciados, assim como o estágio da doença.

FeLV (Leucemia felina)
Também é causada por um vírus, e também afeta a imunidade do gato, e a transmissão ocorre por meio de secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados.

No início essas doenças não possuem sintomas, mas sempre é bom ficar atento aos sinais de febre, aumento dos gânglios, dificuldade respiratória, anemia, problemas estomacais e nas gengivas, e outros.
Para saber um diagnóstico mais preciso, o médico veterinário solicitará exames de sangue mais complexos.

Foto Pinterest

Quais os cuidados com animais soro positivos?
Sabemos que não existe vacina para FIV e para FeLV a vacina não protege 100% e somente gatos não infectados podem tomá-la.
Os principais cuidados com os felinos são: visitas regulares ao veterinário, não deixar o animal passar pos situações estressantes.
Se você possui 2 gatos e um deles é portador do virus FIV ou FeLV, separe os potes de ração, de água e a caixa de areia. Mas saiba que não existe 100% de garantia de que não haverá contaminação. Todo cuidado é pouco.
Castrar os gatinhos é uma solução pois evitam fugas, cruzamentos e infeção de outros gatos. E se forem castrados, não os deixe ir para a rua pois podem se envolver em brigas, podendo contaminar outros.

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
contato@portalpetnews.com.br
Instagram: @portalpetnews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui